Assuntos Estratégicos > Assuntos > Defesa > Encontro Nacional de Estudos Estratégicos

Encontro Nacional de Estudos Estratégicos

A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), em parceria com o Ministério da Defesa, promove anualmente o Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE).
O ENEE possui dois objetivos principais: promover a reflexão sobre questões relevantes para o país, produzindo insumos para materializar políticas públicas mais eficazes em setores estratégicos; e reunir civis e militares em torno da agenda de interesses de Estado. Para tanto, reunirá servidores públicos, autoridades, especialistas, acadêmicos, militares, estudantes, membros da comunidade científica e representantes de organizações não governamentais e do setor privado, ampliando a transparência do debate nacional sobre assuntos estratégicos e a participação da sociedade brasileira na formação dessa agenda nacional.

Histórico

Idealizado como ambiente de discussão de questões estratégicas para o país, o Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE) teve sua primeira edição em 1994, quando a realização coube à Presidência da República por intermédio de sua então Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR). Em 1998, um conjunto de instituições acadêmicas promoveu o último dos encontros dessa série com bases mais modestas que as das edições anteriores, pois a SAE passava por um processo de esvaziamento que resultou em sua extinção, em 1999.
Desde 2005, por estímulo da antiga Secretaria de Estudos e de Cooperação do Ministério da Defesa, os encontros foram retomados anualmente. As Escolas de Altos Estudos Militares e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) organizaram cinco Encontros. Em 2010, realçando o caráter multidisciplinar do ENEE, sua organização voltou à SAE, recriada em 2008.

1994 – I ENEE: SAE, Brasília
1995 – II ENEE: Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.
1996 – III ENEE: Várias instituições acadêmicas, Rio de Janeiro
1997 – Não houve
1998 – IV ENEE: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo
1999 a 2004 – Não houve
2005 – V ENEE: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Rio de Janeiro
2006 – VI ENEE: Escola de Guerra Naval (EGN), Rio de Janeiro
2007 – VII ENEE: GSI/PR, Brasília
2008 – VIII ENEE: Universidade da Força Aérea (UNIFA), Rio de Janeiro
2009 – IX ENEE: Escola Superior de Guerra (ESG), Rio de Janeiro
2010 – X ENEE: SAE/PR, Brasília
2011 – XI ENEE: SAE/PR, Rio de Janeiro
2012 – XII ENEE: SAE/PR, Rio de Janeiro
2013 – XIII ENEE: SAE/PR, Rio de Janeiro

Notícias do assunto

Documentos

Relatório do XIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos

O setor cibernético brasileiro: Contexto atual e perspectivas O relatório do XIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE) apresenta uma compilação dos resultados e conclusões obtidos a partir dos painéis realizados durant...