Assuntos Estratégicos > Assuntos > Legado > Classe Média > SAE lança, dia 29, terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”
Assuntos Estratégicos > Assuntos > Legado > Classe Média > SAE lança, dia 29, terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”
SAE lança, dia 29, terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”
SAE/Divulgação

SAE lança, dia 29, terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”

Publicação, focada no papel do pequeno empreendedor na expansão desse segmento social, mostra que 95% dos postos de trabalho criados entre 2001 e 2011 são formais


A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) lança, dia 29 de abril, segunda-feira, às 10h, no Anexo I do Palácio do Planalto, a terceira edição do caderno “Vozes da Nova Classe Média”. O evento será promovido em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O trabalho, cujo enfoque é “Empreendedorismo e Classe Média”, mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira. Um dos destaques é o salto na formalização. Dos seis milhões de postos de trabalho criados pelos empreendimentos de pequeno porte entre 2001 e 2011, 95% são formais. Outro é o crescimento de 4% ao ano no lucro médio dos microempreendedores, com aceleração em 2013 e maior força nos pequenos negócios de mulheres, negros e analfabetos, além dos da periferia.

O ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, apresentará resultados de análises – com dados até 2013 – dos lucros de empreendedores individuais e microempresários; dos salários de pessoas empregadas em pequenos negócios; das rendas repartidas pelas famílias deles; dos riscos e das oportunidades de ascensão social, experimentadas de acordo com suas características e o perfil de seus empreendimentos.

O subsecretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, destacará dados sobre mudanças na qualidade social dos pequenos negócios, seu papel na queda da desigualdade, comparações internacionais, percepções dos microempreendedores e suas demandas por melhorias no ambiente institucional e políticas de apoio.

O caderno traz uma abordagem inédita sobre a contribuição do empreendedorismo para a expansão e a sustentabilidade da classe média de 2001 até 2011, além de um panorama da geração de empregos da mobilidade social, entre outros aspectos. Discute ainda a mobilidade e os riscos associados aos pequenos empreendimentos e suas famílias a partir de dados que acompanham as mesmas pessoas jurídicas e físicas ao longo do tempo, até 2013.

Estudo mostra evolução do perfil socioeconômico

A publicação mapeia a população empreendedora, seu perfil socioeconômico, suas percepções e a evolução no tamanho de seus negócios ao longo da última década, respondendo a algumas questões: Qual é o impacto de um contexto com menos empresas, geradoras de mais e melhores empregos, sobre o retorno que os empresários levam para casa, incluindo o lucro do negócio e a renda da família? Seus lucros e suas rendas familiares crescem no tempo? O bolo de renda empresarial cresce com mais ou menos fermento na base da pirâmide dos negócios?

A terceira edição da série Vozes da Nova Classe média se debruça, ainda, sobre os riscos e oportunidades percebidos individualmente pelos empresários e suas famílias e quais são os ingredientes desse cenário: mais educação, formalização e cooperativação, entre outros. Analisa como a receita do sucesso empresarial muda se caminharmos da base ao topo passando pelo meio da distribuição de lucros empresariais. E, também, como negócios de subsistência dão lugar a atividades formais e com maior potencial de acumulação e crescimento?

A série Vozes da Nova Classe Média é composta por estudos periódicos que oferecem informações sobre a evolução, os valores, o comportamento e as aspirações da classe média brasileira, a fim de subsidiar a formulação de políticas públicas. A última edição apresentou um perfil detalhado daqueles que ingressaram no segmento nos últimos dez anos, com uma abordagem detalhada sobre a desigualdade, a heterogeneidade e a diversidade dessa classe social.

O evento ocorrerá no dia 29 de abril, segunda-feira, às 10h00, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto e contará com a presença das seguintes autoridades:

  • Marcelo Neri, Ministro de Estado, interino, Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Presidente do IPEA.
  • Ricardo Paes de Barros, Subsecretário de Ações Estratégicas.
  • José Henrique Marques da Cruz, vice-presidente de varejo e atendimento da Caixa Econômica Federal.
  • Jorge Chediek, Representante Residente do PNUD no Brasil.
  • Representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
  • Representante do Sebrae Nacional
  • Representante do Banco do Nordeste do Brasil

______________________________________________________________________________

    Confirme sua presença

Data: 29/04/2013 – Segunda-feira
Horário: 10h
Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto

Informações:
telefone (61) 3411-4672
correio eletrônico cerimonial.sae@presidencia.gov.br

local do evento Assista ao vivo


publicado 23/04/2013 13:57 notícia
Javaterm1.pw