Assuntos Estratégicos > Assuntos > Legado > Água > Água é fator de inclusão e desenvolvimento, afirma subsecretário da SAE
Assuntos Estratégicos > Assuntos > Legado > Água > Água é fator de inclusão e desenvolvimento, afirma subsecretário da SAE
Água é fator de inclusão e  desenvolvimento, afirma  subsecretário da SAE
Foto: Divulgação/SAE

Água é fator de inclusão e desenvolvimento, afirma subsecretário da SAE

O subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Pérsio Davison, destacou a importância de debater as questões relacionadas ao uso da água no contexto do desenvolvimento social e do setor produtivo, nesta quarta-feira, 20 de março, durante o seminário “Cooperação no Planejamento de Recursos Hídricos”.

“É importante resgatar esse aspecto estratégico que coloca a água, sobretudo, como fator de inclusão social e produtiva. É sob esse aspecto que o tema está sendo trabalhado na SAE. Temos que pensar na dinâmica dos recursos hídricos de uma forma mais ampla, no contexto do desenvolvimento, integração social, infraestrutura, saneamento, promoção de um maior equilíbrio renda, e preservação ambiental”, pontuou.

Sob o aspecto econômico, o subsecretário da SAE ressaltou que os recursos hídricos têm, ainda, o importante papel de estimular a economia do País. “Temos acompanhado as consequências das secas, que influenciam a capacidade produtiva. Devemos nos posicionar sobre isso, tendo em vista a importância do setor produtivo para a economia nacional e mundial”, disse.

A SAE tem analisado também o aumento na demanda de recursos hídricos em função da ampliação da classe média no Brasil e no mundo. Ao ingressar em um patamar social mais elevado, esse segmento social passou a consumir mais e a exigir um melhor atendimento no que diz respeito à distribuição de água.

O seminário, promovido pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), do Ministério do Meio Ambiente, se insere no contexto da celebração do Dia Mundial da Água, a ser comemorado na sexta-feira, dia 22 de março. O momento foi visto pelos participantes como uma oportunidade para discutir a contribuição dos órgãos do governo federal ligados ao tema, e também debater os principais desafios, prioridades e necessidades relacionadas ao uso da água dentro do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Sobre esse assunto, a pauta de discussões incluiu a necessidade de desenvolver um plano capaz de integrar os diversos setores do governo que estão envolvidos com o tema, a necessidade de desburocratizar os comitês de resolução de conflitos relacionados ao uso da água, além da necessidade de aprimorar o processo de planejamento do plano, com o objetivo de ampliar a sua capacidade de implementação.


publicado 20/03/2013 14:10 notícia
Javaterm1.pw