Assuntos Estratégicos > Sala de Imprensa > Notícias > Matérias > Número de postos de trabalho no Brasil aumenta 20%
Assuntos Estratégicos > Sala de Imprensa > Notícias > Matérias > Número de postos de trabalho no Brasil aumenta 20%
Número de postos de trabalho no Brasil aumenta 20%
Farol Comunitário/Flickr

Número de postos de trabalho no Brasil aumenta 20%

Nos últimos dez anos, 16 milhões de novos postos de trabalho foram criados no Brasil, o que representou um aumento de 20% na quantidade de vagas disponíveis. Em 2001, eram 76 milhões de postos de trabalho, com uma evolução para 92 milhões em 2011. Graças a essa expansão, a taxa de desemprego declinou sistematicamente, alcançando seu mínimo histórico em 2011.

Os dados são do 4º Caderno Vozes da Nova Classe Média, lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos no dia 5 de agosto de 2013, em São Paulo. Do total das novas vagas criadas, 15 milhões são de assalariados, não incluindo trabalhadores domésticos. Isso mostra um aumento significativo do grau de assalariamento da força de trabalho brasileira. Já a porcentagem dos ocupados que são empregados assalariados, incluindo trabalhadores domésticos, passou de 62% para 69% em uma década.

O crescimento da disponibilidade de oportunidades de trabalho assalariado foi particularmente evidente no setor privado. Em uma década, o número de assalariados cresceu quase 38%, praticamente o dobro da taxa de crescimento do total de postos de trabalho no país. O estudo da SAE mostrou que, em 2011, a porcentagem dos trabalhadores com emprego assalariado formal alcançou praticamente a metade do total de postos de trabalho disponíveis.

Ainda em relação aos assalariados no setor privado, o destaque foi o crescimento mais acelerado entre os que possuem carteira de trabalho assinada. Enquanto, na última década, a disponibilidade total de trabalho cresceu 20%, a de trabalho assalariado formal superou 60%.

Em outras palavras, o aumento na disponibilidade de postos de trabalho assalariados formais foi mais de três vezes maior que a oferta geral de postos de trabalho. Logo, dos 16 milhões novos postos de trabalho criados ao longo da última década, 13 milhões foram empregos assalariados com carteira de trabalho assinada.


publicado 19/08/2013 18:16 notícia
Javaterm1.pw