Secertaria de assuntos estrategicos Portal da SAE Twitter da SAE Facebook da SAE Flickr da SAE canal da SAE no Youtube
Portal do Governo Brasileiro
imagem do fale com a SAE
Brasília,

Ao participar do encontro Diálogos Sociais: Rumo à Rio + 20, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, chamou a atenção para a importância de desenvolver uma agenda mais focada que permita definir metas formuladas de forma clara e simples. Para o ministro, a Rio + 20 é um momento oportuno para pensar no desenvolvimento do Brasil com qualidade e sustentabilidade.

O encontro foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão vinculado à SAE, junto com a Secretaria Geral da Presidência da República, nesta quarta-feira (15/02), no Palácio do Planalto.

“Temos que aproveitar a oportunidade da Rio + 20 para pensarmos sobre o nosso crescimento. É importante entender que quando o governo brasileiro fala da importância em desenvolver uma economia verde, com sustentabilidade, também é preciso crescer, incluir e preservar”, afirmou Moreira Franco.

O Ministro disse ainda que para haver desenvolvimento de qualidade, todos devem estar mobilizados com os temas propostos para a construção de uma agenda sustentável, mas, sobretudo, compromissados em possibilitar um crescimento com igualdade de oportunidades.

“Temos que nos mobilizar para caracterizar e marcar a qualidade do crescimento e da transformação que queremos fazer no país e sonhamos que seja realizada no mundo. Já avançamos muito. Deixamos de ser um país em que a sobrevivência era o grande desafio e agora podemos começar a pensar qual será a qualidade do desenvolvimento que queremos ter e quais serão os valores que temos que construir na sociedade brasileira”, disse.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, destacou que a promoção de diálogos e os debates com a participação do governo e da sociedade são muito importantes para que haja uma intervenção mais qualificada no processo de elaboração das metas para a Rio + 20.

“É importante termos uma atuação forte e decisiva no processo de elaboração do documento final da Rio + 20. O governo brasileiro tem a consciência que a participação da sociedade e que esse processo democrático são parte constitutiva do próprio conceito de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Gilberto Carvalho falou ainda sobre a importância do momento para constituir um novo conceito de desenvolvimento sustentável. “Queremos debater, dar conteúdo e densidade ao conceito de economia verde. O desenvolvimento sustentável implica em eliminar as desigualdades, justiça social, em desenvolvimento que respeite o uso responsável dos recursos naturais para o desenvolvimento e na emancipação cultural dos povos, entre outras questões”.

Ouça o discurso do ministro Moreira Franco.

Leia também

Ouça o discurso do ministro Moreira Franco





Um comentário para “Momento é oportuno para pensar no desenvolvimento com qualidade e sustentabilidade, diz ministro sobre a Rio + 20”

  1. Gigaconteudo disse:

    Muito importante isso, pois de nada adianta uma nação crescer se não há desenvolvimento acompanhando esse crescimento. E um dos meios para se chegar ao desenvolvimento é adotando políticas de sustentabilidade, além de outras, claro.

Comentar