Secertaria de assuntos estrategicos Portal da SAE Twitter da SAE Facebook da SAE Flickr da SAE canal da SAE no Youtube
Portal do Governo Brasileiro
imagem do fale com a SAE
Brasília,

foto: Jorge Cardoso

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) lançou hoje (11/04), o Mapa Estratégico, que tem por objetivo definir um planejamento estratégico organizacional e estabelecer parâmetros para a atuação e o alinhamento das ações desenvolvidas pela pasta. Ao anunciar o documento, o ministro Moreira Franco destacou a necessidade de inovar em termos de políticas públicas para transformar o país.

“Não é só uma missão de formular políticas públicas, ou de oferecer ao poder Executivo, do qual fazemos parte, as políticas a serem executadas. Temos o compromisso de que essas políticas sejam realizadas em um ambiente que o desafio da inovação esteja presente. Queremos mudar o país e construir um Brasil justo e democrático”, afirmou.

Para contribuir com a construção de um país dentro do modelo desejado, o ministro disse que o mais importante é ter consciência das reais necessidades da sociedade brasileira. “O mais importante para nós todos não é saber o que a Esplanada está pensando ou querendo, mas sim saber o que a sociedade está precisando e com o que está sonhando para o futuro. Dessa forma poderemos apresentar à Esplanada dos Ministérios as alternativas adequadas para construir o país que sonhamos e que queremos ser”, disse.

Ao falar para os funcionários da SAE, o ministro destacou a importância de haver um planejamento claro e focado nos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria e ressaltou que a instituição deverá estar à frente desse processo. “Devemos ser vanguarda no desenvolvimento de um novo modelo de desenvolvimento. Para isso, ao definir e aperfeiçoar as políticas públicas, precisamos estar compromissados e preocupados em ter foco, o que nos permitirá ter metas claras”.

O Mapa Estratégico da SAE é resultado de um processo de planejamento estratégico que teve início em janeiro deste ano, a partir de uma série de entrevistas, oficinas e reuniões com as lideranças da Casa, para mapear os desafios e oportunidades de atuação.

Cada etapa da elaboração do documento contou com a participação das equipes da SAE, representadas por dirigentes e corpo técnico em diferentes momentos e  auxiliadas por colaboradores da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O Mapa Estratégico da SAE pode ser analisado em quatro dimensões que estão relacionadas a pessoas e inovação, processos internos, fortalecimento institucional e resultados institucionais.

A ferramenta de comunicação facilita a leitura dos objetivos e detalhes presentes na definição do marco estratégico da secretaria. Entre as metas estratégicas estão a necessidade de desenvolver uma cultura de resultados; captar, desenvolver e reter talentos; desenvolver parcerias com centros geradores de conhecimento; propor políticas estratégicas para o país e apoiar a Presidência da República na definição da pauta estratégica do Governo, entre outros.

Baixe aqui o discurso do ministro

Ouça o discurso do ministro





Fechado para comentários.