Secertaria de assuntos estrategicos Portal da SAE Twitter da SAE Facebook da SAE Flickr da SAE canal da SAE no Youtube
Portal do Governo Brasileiro
imagem do fale com a SAE
Brasília,

Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022, quando o Brasil comemora o bicentenário de sua independência. Essa foi a encomenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, quando este assumiu o cargo, em outubro de 2009.

A elaboração do Plano Brasil 2022 envolveu grupos de trabalho formados por técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), representantes de todos os Ministérios, da Casa Civil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O resultado desse exercício que incluiu uma ampla consulta à sociedade é apresentado nesta publicação em três capítulos: O Mundo em 2022, América do Sul em 2022 e o Brasil em 2022, seguido das metas a serem alcançadas no ano que o país comemorará 200 anos de independência.

Você pode folhear a publicação ou baixar o arquivo em PDF.




4 Comentários para “Plano Brasil 2022”

  1. Luiz Benedito Varela disse:

    [...]
    Os resultados apresentados no Plano BRASIL 2022 marcam a retomada do processo de planejamento estratégico no Brasil como ferramenta basilar à orientação do posicionamento do nosso País, consolidando sua soberania e emergencia no concerto institucional internacional.
    [...]

    Luiz Benedito Varela, D.Sc.
    Universidadade da Amazônia – UNAMA
    Núcleo de Pesquisa em Sócioeconomia
    Belém – Pará

  2. valserina maria bulegon gassen disse:

    Li a apresentação das linhas gerais sobre BRASIL 2022.Realmente para desenvolve é necessário: cultura,conhecimento,planejamento estratégico.Esta retomada do Processo de Planejamento e, pelo que me parece muito focada na formação profissional é essencial para o desenvolvimento brasileiro. Nós dos municípios pequenos já trabalhamos com esta ferramenta,tanto local como regional e, para consolidar nos reunimos em consórcio intermunicipal ,o que nos auxilia nos macro programas.Parabéns pela iniciativa e, queremos colaborar.

  3. Eduardo Weiser disse:

    Infelizmente não consolidou as diversas contribuições fornecidas por elementos de variadas áreas.

  4. Candido Pernas Bortolato disse:

    Quero parabenizá-los pelo trabalho dedsenvolvido, principalmente da analise realizada nos três primeiros topicos, ao meu ver as metas são bastante sonhadoras ( diria que muitas das metas não deverão ser atingidas) mas isso não quer dizer que não acredito na competência de nossos governantes, mas as dificuldades são muitas, achei a inicitativa brilhante e penso que realmente temos que tornar sonhos em realidade. Gostaria muito de poder participar diretamente do desenvolvimento e implementação desse plano, principalmente se for na área da educação.