Portal do Governo Brasileiro
imagem do fale com a SAE
Brasília,

Pensar estrategicamente o futuro do País, fixando metas para o ano de 2022, quando o Brasil comemora o bicentenário de sua independência. Essa foi a encomenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, quando este assumiu o cargo, em outubro de 2009.

A elaboração do Plano Brasil 2022 envolveu grupos de trabalho formados por técnicos da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), representantes de todos os Ministérios, da Casa Civil e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os Grupos de Trabalho, a partir dos planos e programas de cada Ministério, elaboraram textos preparatórios, um para cada Ministério agrupados nos setores Economia, Sociedade, Infraestrutura e Estado. Cada texto tem a seguinte estrutura:

  • importância estratégica da área;
  • principais avanços recentes;
  • metas e ações.

Foram recebidas numerosas sugestões, comentários e críticas relativos aos textos em um processo já encerrado de consulta.

Você pode folhear a publicação ou baixar o arquivo em PDF.




2 Comentários para “Brasil 2022 – Trabalhos preparatórios”

  1. Ana Amélia Reis da Costa disse:

    Olá, em primeiro lugar quero elogiar os esforços de todos que se empenharam nesta tarefa, pois ao analizar algumas metas e melhorias da publicação “Brasil 2022 trabalhos Preparatórios” que minha professora deu como conteúdo de aula e pesquisa, achei que se fosse possível seria bom ter um exemplar. Agradeço desde já a consideração.

  2. Alexandre Marx disse:

    Parabéns pelo bom trabalho.

    Sugiro identificar as metas/ações que:

    A) sejam consenso entre os ministérios/secretarias;

    B) sejam correlatas, agrupando-as e estabelecendo sua interdependência;

    C) sejam antagônicas

    D) envolvam duas ou mais pastas (identificando-as), mesmo que estejam listadas em apenas uma delas

    Alexandre Marx
    Gerente de Projetos
    Investe SP