Secertaria de assuntos estrategicos Portal da SAE Twitter da SAE Facebook da SAE Flickr da SAE canal da SAE no Youtube
Portal do Governo Brasileiro
imagem do fale com a SAE
Brasília,

A publicação Desafios do Programa Espacial Brasileiro, resultado da reunião técnica sobre esse importante setor estratégico para o País, aborda questões de especial interesse para a SAE, além dos desafios a serem enfrentados neste campo. O livro é composto por artigos técnicos, palestras e as principais ideias debatidas no evento organizado pela SAE no ano passado,  ocasião em que se procurou estabelecer amplo diagnóstico do programa espacial brasileiro: reconhecer a capacidade instalada; mapear as iniciativas de expansão em curso, incluindo as parcerias internacionais; analisar mecanismos que estimulam a participação da indústria nacional visando à sua maior qualificação e ao consequente aumento da competitividade no cenário internacional; e, ainda, identificar necessidades e obstáculos para alcançar os objetivos pretendidos pelo governo brasileiro no campo espacial, tendo como horizonte o ano de 2022, bicentenário da independência do Brasil.

Você pode folhear a publicação ou baixar o arquivo em PDF




8 Comentários para “Desafios do Programa Espacial Brasileiro”

  1. bruno disse:

    Um longo caminho porém uma grande recompensa.

    parabéns a todos envolvidos no projeto.

  2. Prezados Senhores,
    Bom dia!
    Sou acadêmico de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora e tenho especial interesse pela área de Assuntos Estratégicos.
    Nesse sentido, gostaria de parabeniza-los pela qualidade dos temas abordados em especial acerca da importância da abordagem de temas estratégicos para o país.
    Gostaria de solicitar uma cópia impresa da publicação dos Desafios do Programa Espacial Brasileiro e se possível qualquer outra publicação da SAE.
    Caso possam me atender, ficarei muito gato.
    Endereço:Rua Ernesto Pancini, nº20, São Judas Tadeu, Juiz de Fora -MG

  3. SAEPR disse:

    Os estudos e publicações da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República estão disponíveis na íntegra, em meio digital no sítio eletrônico http://www.sae.gov.br. Quando disponíveis em meio impresso, são doados mediante solicitação que pode ser feita pelo e-mail: documentacao.sae@presidencia.gov.br

  4. Bruno Velasco disse:

    O programa espacial brasileiro está levando em consideração apenas o mercado de lançamento de satélites. No setor privado existe também o Turismo espacial. Irá surgir uma nova tendência para os próximos anos e que se chama Mineração espacial. A mineração espacial pode trazer muito mais dinheiro que lançamento de satélites.

  5. Leonardo N. disse:

    Creio que alguns dos maiores desafios, hoje, sejam a garantia de perenidade nos recursos Orçamentários destinados ao PNAE, bem como ao setor de Defesa (especialmente através do DCTA da FAB)e a necessidade de saltar etapas de desenvolvimento tecnológico

  6. SAEPR disse:

    Que bom que gostou! Temos outras publicações sobre algumas áreas estratégicas, inclusive defesa cibernética. Acesse nossas publicações gratuitamente: http://www.sae.gov.br/site/?cat=503 Seja bem-vindo por aqui!

  7. Gostaria de solicitar uma cópia impresa da publicação dos Desafios do Programa Espacial Brasileiro e se possível qualquer outra publicação da SAE.

    Fonte: http://www.sae.gov.br/site/?p=5629#ixzz2gcksHZfU
    Baltimore Water Damage Restoration